

O Torneio jogar-se-á no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, sito na Rua Margarida Ramalho, nº 61, 4450-337 Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, num espaço gimnodesportivo dotado de uma área generosa de 750 m2 que possibilitará uma capacidade total de mais de 200 xadrezistas.
Google Maps : https://goo.gl/maps/o1GBhBrS4wzGiQ1g8
Coordenadas GPS : 41.2052038, -8.6948434
O local do Torneio dista 5 Kms do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Aeroporto do Porto), 8 kms do centro histórico da cidade do Porto, e tem nas suas imediações (a 400 metros) o Centro Comercial Marshopping, complexo comercial com todo o tipo de comércio e alimentação, incluindo uma loja IKEA.

O local de jogo fica situado a apenas 1 Km da lindíssima marginal marítima de Leça da Palmeira, banhada pelo oceano Atlântico e rodeada de magníficas praias.


Leça da Palmeira

Leça da Palmeira é uma bonita localidade costeira que integra a cidade e o concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, detentora de uma magnífica orla marítima pontuada pelas suas lindas praias, onde se destacam a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, obras notáveis de arquitectura contemporânea, cujos projectos foram elaborados por um dos mais influentes e premiados Arquitectos da actualidade, Álvaro Siza Vieira, Prémio Pritzker em 1992.


Em Leça da Palmeira é obrigatório visitar a Quinta da Conceição, o principal parque público do Município de Matosinhos, onde ainda podemos encontrar restos do antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de S. Francisco, instalado em Leça da Palmeira em 1481. A transformação desta quinta em parque municipal foi da autoria do Arquitecto Fernando Távora, outro grande nome da arquitectura portuguesa, responsável ainda pelos projectos da envolvente do porto de Leixões e da recuperação da moradia (actual Museu) da Quinta de Santiago.


Matosinhos
Terra de memórias e tradições
O mar à mesa, a nova arquitetura, as peregrinações, os monumentos, as recriações históricas.
Matosinhos turístico é incontornavelmente gastronomia, arquitetura contemporânea, a imensa costa marítima. Muitos são os demais encantamentos.
Da gastronomia, poder-se-á dizer que é a âncora. O peixe, o marisco, as receitas de carne do Matosinhos interior, o tom e aroma de eterno arraial são desarmantes. O Norte faz de Matosinhos o local de todas as celebrações. Vêm almoçar, jantar, e voltam para um concerto, uma conferência, para a prática de um desporto, descobrem os demais encantamentos.
Da arquitetura contemporânea, dever-se-á fatalmente falar de Álvaro Siza cujos laços a Matosinhos são fortíssimos. Desde logo ao nível das emoções: Álvaro Siza nasceu em Matosinhos, as suas primeiras memórias têm forçosamente o recorte, o aroma, os sons da sua cidade. Matosinhos foi deveras inspirador. Matosinhos guarda ciosamente as obras de Siza, as da sua juventude, ícones da arquitetura mundial, monumentos nacionais: a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, construídas entre as rochas, não fossem – diria ao tempo o seu Autor – quebrar a vista da linha do mar. É o turismo de perto e que atravessa o mar para ver as obras do Mestre, mas também as de Fernando Távora, Alcino Soutinho, Souto Moura.
Venha a pé, pelo sul, junto ao mar, entre na despojada marginal de Souto Moura, olhe a lendária Praia de Matosinhos fervilhante de magia e de símbolos – génese das muitas peregrinações e festas populares. Venha por onde vier, tome-se de amores por Matosinhos.
Nesta parte, poderá visualizar algumas informações sobre o turismo de Matosinhos, nomeadamente informações sobre atividades de Lazer, Festas Feiras e Romarias, Itinerários sobre aspetos culturais e históricos do concelho, bem como informações sobre alojamento e restauração.
Localização
Matosinhos é uma das maiores cidades do distrito do Porto, localizada no norte de Portugal, no noroeste da Península Ibérica, no lado direito do rio Douro.
Situada ao lado da cidade do Porto, possui uma grande área banhada pelo Oceano Atlântico. Matosinhos é uma cidade com grande desenvolvimento industrial, que procura manter ao mesmo tempo as suas tradições populares.
Aproveitem a 100% a visita a Matosinhos
Matosinhos – sempre a abrir
Matosinhos é um convite ao lazer. É força de cidade jovem, vigorosa e irreverente, onde o visitante pode fruir de uma panóplia de atividades, que não exclui qualquer motivação ou interesse.
Uma multifacetada oferta de animação permite experiências e convivialidades inesquecíveis, pela qualidade e intensidade das suas realizações, em diversificadas áreas da cultura, ciência, negócios, desporto…
Vir a Matosinhos é espantar-se, é cortar com recordações envoltas na tradicionalidade e encher-se de energia pelo movimento e envolvimento num mundo de progresso, ambicioso mas sustentado, bem expresso nos equipamentos pensados para lhe proporcionar momentos de inolvidável lazer.
Nas Conferências de Matosinhos o lazer embrenha-se com a cultura, intervenção política e social, ciência, debate e participação cívica, que faz do Auditório da Câmara Municipal um espaço de referência no campo das ideias em Portugal.
Na Exponor, em Leça da Palmeira, a cidade afirma-se no futuro, em eventos e exposições que colocam Matosinhos entre as cidades da ciência, da tecnologia, da inovação, deste mundo global.
Compras e negócios reivindicam um lugar de eleição neste concelho, no comércio tradicional, com destaque para a emblemática Rua de Brito Capelo, passeio público da cidade, ou, em tons mais lúdicos e mundanos, nessa novel referência do lazer que é o NorteShopping.
Mas Matosinhos tem para lhe oferecer a suprema delícia de um lazer que oscila entre a terra e o mar, num culto de saúde física e psíquica, qual tempero, pelo descanso, pela observação, pela esfuziante alegria da prática desportiva, da personalidade de quem o pratica em cenários de rara beleza.
Na Quinta da Conceição, na fresca verdura das suas árvores seculares e bem tratados jardins, convive-se e fazem-se pic-nics, corre-se no circuito de manutenção, jogam-se animadas partidas de ténis nos seus abrigados campos, tomam-se banhos de sol e nada-se na piscina gizada por Siza Vieira.
Bem perto, no centro Hípico de Leça da Palmeira, a elegância da arte de marialva assume lugar de relevo no campo do lazer, do social e da competição, cotando-se como um dos principais espaços do género na formação de jovens cavaleiros e de competições nacionais e internacionais.
Mais a norte, é a excitante aventura do karting na pista permanente do Cabo do Mundo e no indoor de Perafita, onde a adrenalina se solta a golpes de acelerador, de volante e em slides arrepiantes.
Autêntica catedral do desporto em Matosinhos, paredes meias com o Estádio do Mar, prefigura-se o Centro de Desportos e Congressos. Este polivalente e monumental equipamento está preparado para receber todos os eventos, particularmente desportivos, onde o Voleibol é rei.
Contudo, é nas praias e no mar que o lazer se confirma em Matosinhos. Em contornos de cor, animação e movimento jogam-se intermináveis partidas de voleibol, de futebol, corre-se no areal, nada-se na praia ou na Piscina das Marés, faz-se surf e windsurf, ou pratica-se vela na frescura da nortada, diante da praia de Matosinhos e do Porto de Leixões. A este, findas as regatas, recolhem-se as embarcações, altivas e saltitantes, ao aconchego da Marina enraizada no seu molhe norte.
Mas se o dia acabou, em Matosinhos o lazer vai noite dentro. Janta-se nos excelentes restaurantes, ante o apelo de variados e saborosíssimos mariscos, parte-se para a fruição de noites de música e alegria que transbordam de bares e discotecas para infinitos de força de viver e de crença no futuro, qual inebriante paixão que faz desta eclética terra, em dinâmica metamorfose, o centro nevrálgico dos horizontes e dos desafios abertos à criatividade e ao LAZER .
Itinerários sugeridos:
Matosinhos/Leça
Transportes: Táxi, Resende (120)
1. Edifício dos Paços do Concelho
Inaugurado em 1987, da autoria do Arq.º Alcino Soutinho, o Edifício dos Paços do Concelho, marco importante da moderna arquitetura portuguesa, ergue-se entre o Jardim Basílio Teles, do qual se separa por uma longa fonte e espelho de água, e “abraça” o antigo palacete do Visconde de Trevões, onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
2. Igreja Matriz de Matosinhos (Bom Jesus)
Edificado no séc. XVI, o edifício, renascentista de origem, sofreu transformações marcantes no séc. XVIII, com a introdução da talha dourada e, ao nível da fachada, pela mão do italiano Nicolau Nasoni, transformações essas que lhe conferiram as características barrocas hoje dominantes que hoje pode observar.
3. Porto de Leixões
Da ponte móvel, que une as freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, contemple o porto de Leixões, bacia construída em 1884 e que, em cada um dos seus molhes, ostenta ainda os denominados “Titãs”, os grandes guindastes que serviram para construir este porto e constituem raríssimos exemplares no mundo inteiro.
4. Quinta da Conceição
Um grande espaço verde, com frondoso bosque, situado já na freguesia de Leça da Palmeira e que bordeja uma das docas do porto de Leixões. Nela, admire os restos de uma porta Manuelina, parte de uma coleção lapidar de várias épocas e estilos. Espaço privilegiado para longos passeios e prática desportiva (“court” de ténis, piscina, mini-golf e circuito de manutenção), nele se destacam os chafarizes e a Fonte de São João. Desfrute de um encantador percurso pedestre.
5. Quinta de Santiago
Sensivelmente no centro da freguesia de Leça da Palmeira, a Casa da Quinta de Santiago é um belíssimo edifício do final do séc. XIX, com elementos revivalistas, restaurada pelo Município e adaptada a Museu de Arte de Matosinhos.
A exposição permanente de pintura de Augusto Gomes, Agostinho Salgado e António Carneiro, integra-se harmoniosamente no resto da casa, aberta ao público. Daqui, obtenha uma panorâmica sobre o porto de Leixões e os jardins envolventes, que são muito belos.
Horário:
De Setembro a Março
3ª a domingo, incluindo feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 18h00
De Outubro a Abril
3ª a sexta : 10h00 às 13h00; 15h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: das 15h00 às 18h00
6. Igreja Matriz de Leça de Palmeira
Bem no centro da freguesia, neste templo, dos fins do séc. XVII, admire os seus altares de talha e uma notável imagem de Nossa Senhora com o Menino, da autoria de Diogo Pires, “O Moço”.
7. Capela de Santana
Situada ao lado da Igreja Matriz, no cimo de um promontório onde se acede por um escadório, esta pequena capela so séc. XVIII é representativa do estilo Joanino. Daqui, desfruta-se, igualmente, de uma bela panorâmica.
8. Farol de Leça
Construído em 1927, é um dos mais altos de Portugal, com um alcance de 20 milhas, do cimo do qual, para além de se poder observar o seu mecanismo, se contempla mar e costa.
Na sua proximidade, a bela construção denominada “Casa de Chá da Boa Nova”, obra do Arqº. Siza Vieira, admiravelmente integrada na paisagem e na estrutura rochosa, e de cujo salão pode ver, mesmo em frente, e num dos rochedos, a inscrição de versos de António Nobre, bem como a Capelinha da Boa Nova que pertenceu a um eremitério de Franciscanos, os quais, devido às condições agrestes do local, se transferiram para a Quinta da Conceição. Contemple, no sopé e nas redondezas do farol, um conjunto escultórico evocativo de António Nobre, da autoria de Barata Feyo.
9. Praia de Leça
De regresso, visite a Praia de Leça, um dos maiores areais do norte de Portugal, praia que foi frequentada pela colónia inglesa, no início do séc. XX, e onde se encontra implantada uma piscina de água salgada (Piscina das Marés), da autoria do Arq.º Siza Vieira.
10. Forte de Nossa Senhora das Neves
Situado em frente a uma das entradas do porto de Leixões, junto da marina, observe esta construção de tipo abaluartado, do séc. XVII, foi importante elemento de defesa e é hoje sede da capitania do Porto de Leixões.
11. Senhor do Padrão
Atravessando, de novo, a ponte móvel para Matosinhos, e seguindo pela Rua Heróis de França e Rua do Godinho, encontrará este monumento do séc. XVIII, relacionado com a lenda do Bom Jesus Matosinhos, segundo a qual terá dado à praia de Matosinhos uma relíquia, concretamente uma imagem muito antiga de Jesus Cristo.
Aconselha-se ainda um passeio pela Rua Brito Capelo, zona para peões e de comércio.
https://www.cm-matosinhos.pt/
Perafita/Praia da Memória
Transportes: Táxi, Resende (118 e 110)
Duração: meio dia
1. Igreja Matriz de Perafita
Na freguesia de Perafita, deve visitar-se a Igreja, de estilo Barroco, que data do séc. XVIII e que está revestida de belíssimos painéis de azulejos do séc. XX.
2. Sepulturas Medievais
Na mesma freguesia, situadas no lugar de Montedouro, encontram-se quatro sepulturas escavadas na rocha, datadas dos séculos IX e XI.
3. Igreja Matriz de Lavra
Reconstruída em 1721, em estilo Barroco, no seu interior podem ser admirados notáveis azulejos do séc. XVIII.
No edifício contíguo, merece ser visitado o Museu Paroquial Padre Ramos.
4.Tanques de Salga de Peixe
Na praia de Angeiras, em Lavra, encontram-se alguns tanques, escavados na rocha, do período da ocupação romana, que se destinavam à conserva do peixe (garum e salga).
Contudo, estes tanques só podem ser admirados no verão, posto que, no resto do ano, se encontram submersos, devido às marés de inverno.
5. Kartódromo
Na estrada que orla as praias, entre Perafita e Leça da Palmeira, situa-se este local de lazer e de prática desportiva.
6. Obelisco da Praia da Memória
Neste extenso areal, um obelisco de pedra comemora o desembarque, em 1831, das tropas liberais, comandadas por D. Pedro IV, que marca o fim do regime absolutista em Portugal.
https://www.cm-matosinhos.pt/
Santa Cruz do Bispo/S. Mamede de Infesta
Transportes: Táxi, Resende (120)
Duração: meio-dia
1. Homem da Maça
Em Santa Cruz do Bispo, no Monte de São Brás, zona densamente arborizada, encontra-se um conjunto escultórico, que data dos tempos da ocupação romana, e que integra um homem, já sem braços, supostamente um guerreiro a ostentar uma arma (maça).
2. Ponte do Carro
De regresso ao centro da freguesia de Santa Cruz, e em direção a Guifões pela Rua do Monte do Leça, através da denominada “Ponte do Carro”, belíssimo exemplar da arquitetura viária medieval.
3. Castro de Guifões
Nesta freguesia de Guifões podem ser observados os vestígios de uma ocupação da Idade do Ferro, posteriormente romanizada, no castro localizado no Monte Castelo. Um “trilho pedagógico” possibilita ao visitante orientações ao longo do património arqueológico e natural.
4. Mosteiro de Leça do Balio
Templo do séc. XII, de estilo gótico primitivo, com uma torre de traça românica, que mede 27 metros de altura. Foi nesta Igreja que o Rei D. Fernando casou com D. Leonor Teles e nela se sediou o mosteiro da Ordem Militar do Hospital.
Aqui, podem ser admirados o túmulo de Frei João Coelho (Grão-Mestre da Ordem), da autoria de Diogo Pires, “O Moço” e a arca tumular de Frei Vasques Pimentel, onde existe uma inscrição latina com dados biográficos deste guerreiro.
É, igualmente, de apreciar a Pia Batismal, de 1514, e a rosácea da frontaria da Igreja.
Já no exterior, o Cruzeiro, de 1513, é obra que deve ser contemplada.
5. Casa – Museu de Abel Salazar
Na freguesia de São Mamede de Infesta, a casa onde viveu o notável cientista e polifacetado artista. A sua obra diversificou-se nas áreas da pintura, escultura, cerâmica e medicina.
Horário:
9.30H às 12.30H
14.30H às 18.00H
de quartas feiras a sábados
10.00H às 18.00H aos domingos
Encerrada às segundas e terças-feiras
https://www.cm-matosinhos.pt/
Informação complementar:
Alojamento local (de acordo com o solicitado)
Alojamento Local | CM Matosinhos (cm-matosinhos.pt)
Turismo
https://www.cm-matosinhos.pt/
https://www.cm-matosinhos.pt/
https://www.cm-matosinhos.pt/
Parques
https://www.cm-matosinhos.pt/
https://www.cm-matosinhos.pt/
Desporto
https://www.cm-matosinhos.pt/
Cultura
https://www.cm-matosinhos.pt/
Toda a informação poderá ser igualmente consultada no website oficial da Câmara Municipal de Matosinhos, através do seguinte link:
Recomendamos igualmente uma passagem na plataforma:
Até 30 Junho 2023
Geral – 35 Euros
Até Sub16 (inclusive), Femininos e Veteranos – 25 Euros
De 1 Julho a 25 de Julho de 2023
Geral – 40 Euros
Até Sub16 (inclusive), Femininos e Veteranos – 30 Euros